terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Práticas pedagógicas e mídias digitais

Após ler o Guia do Cursista das TICS  Módulo 4 coloco no texo a seguir algumas considerações sobre a leitura.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
O texto do módulo 4 promove a discussão e  ressalta a importância do uso de mídias digitais nas práticas pedagógicas. Primeiramente conceitua o que são os objetos multimídia, após sugere sites onde é possível encontrar estes objetos e como aplicá-los na escola. Também há relatos de experiências e vídeos comprovando a utilização de objetos multimídia como forma de produzir conhecimento no espaço escolar.
Considero importante citar a definição de multimídia colocada no texto: “O termo multimídia, que há algum tempo está presente em muitos ambientes, tem a mesma raiz que hipermídia e se refere aos produtos que incluem mais de um tipo de meio de comunicação, como textos escri­tos, sons, imagens paradas ou em movimento etc. Não é de hoje que as mais diversas atividades, como peças de teatro, shows, revistas e enciclopédias, entre outras, trazem apelos lançando mão desse conceito. Nesse sentido, podemos afirmar que frases muito comuns, tais como “Você não pode perder o espetáculo multimídia de fulano de tal!” ou “Enciclopédia multimídia, seus filhos precisam” são alguns exemplos de que esses produtos incluem, ao mesmo tempo, imagens, projeções, animações, gravações de áu­dio, etc.” Esta definição demonstra que multimídias não são novidades, o que se faz necessário é aplicá-las com eficiência na escola para promover o aprendizado dentro do contexto social da atualidade. Esta ideia fica bem clara na página 118 , “O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educa­ção precisam desbravar. Afinal, sabemos qual o poder da mídia; sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. Como diz Maria Luiza Belloni (2001), as imagens da mídia penetram nossa realidade, transformando-a, dando-lhe forma.”
A sociedade convive com as mídias as 24 horas do dia, as pessoas estão sempre em contato com as informações, e, muitas vezes não sabem o que fazer com elas. Segundo o texto, cabe a escola fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender os códigos da linguagem escrita e da Matemática e também urge a compreensão das imagens que falam não somente por si só, mas também precisam do entendimento dos códigos culturais estabelecidos na sociedade onde o aluno vive.
Então é necessário que a escola não seja apenas um local de recepção de mídias, mas que utilizando-se dos recursos disponíveis como celulares, computadores ,sites gratuitos... possa tornar-se espaço para a produção de mídias, isto porque o conhecimento não se faz apenas com leitura e recepção de informações, mas também precisa de autoria, de escrita, de compartilhamento, fazer de novo, entrar em contato com diferentes ferramentas,... e a partir de tudo isso construir o saber.
Cabe a Escola como Instituição e aos professores, inclusive eu, deixar os medos, o comodismo, estudar, lançar-se ao novo, aprender a refazer o que não deu certo. Afinal as mídias fazem parte da vida, e, portanto, não há como fugir delas.

                                                                                             CLARÍ STELLA

Um comentário:

  1. Clari!
    Estamos no final do curso. Agradeço pela sua participação. Foram mostradas possibilidades de uso das tecnologias para a aprendizagem, mas agora cabe a você aprofundar e explorar na prática as ferramentas vistas no curso. Dúvidas sempre existirão, mas elas serão resolvidas experimentando, trocando ideias com colegas , com alunos. Conte comigo sempre que precisar.
    O blog do curso por enquanto continuará no ar se precisar consultar os materiais. Espero que o curso possa ter contribuído para uma consciência da necessidade e uso adequado das tecnologias para ensinar e aprender e para a tua motivação na busca de mais conhecimentos para integrar à prática pedagógica. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar e colaborar positivamente com este blog!